;
[
]

PARAQUEDISMO

AGO 13, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - CARREIRAS - DESTAQUE

“O paraquedismo também já me levou a conhecer muitos lugares e pessoas, criar vínculos de amizade.”

Hoje na nossa categoria de profissões o  VBM conversou com o Rafael Ganzaroli, instrutor de paraquedas e conta para gente como decidiu essa profissão, como as ele encoraja as pessoas a saltarem, se existe algum mito sobre saltar e quais os benefícios que o salto dá.

 

 VBM –  Como você decidiu ser instrutor de paraquedas? Quanto tempo está nisso? Você tem alguma outra profissão que concilia?

“Comecei a saltar de paraquedas em julho de 2006, com 20 anos,  e decidi me torar instrutor apenas em 2012. Acho que levei bastante tempo para me tornar instrutor pois é uma responsabilidade grande ter a vida de outras pessoas nas mãos e demorei parar adquirir a experiência necessária. Sou graduado em Educação Física mas exerço a profissão de técnico de informática nos dias de semana.”

 

 VBM- O que as pessoas mais tem receio em relação a saltar de paraquedas?

“Muitas pessoas tem receio do “paraquedas não abrir”, mas acho que para grande parte das pessoas o receio é da sensação de queda livre, a maioria pensa que é um frio na barriga interminável, como o de montanha russa, mas isso não é verdade! A sensação é que estamos flutuando no ar, sensação que estamos realmente voando!”

 

 VBM- Como é o procedimento para quem chega lá mas morre de medo. Como você faz para encorajá-la?

“O que faço para encorajar quem está com muito medo e mesmo assim decide saltar, é explicar bem o funcionamento do equipamento, que sempre possui paraquedas principal e reserva; explico os padrões de segurança para dobragem, principalmente do paraquedas reserva que é dobrado por um profissional específico e leva até duas horas para ser dobrado (diferente do paraquedas principal, que é dobrado em 10 minutos); falo das estatísticas e números impressionantes de saltos em Boituva, uma das maiores áreas de saltos do mundo, chegamos a fazer 100 mil saltos duplos por ano e nunca ninguém morreu fazendo esse tipo de salto lá; conto também um pouco da minha experiência de mais de 10 anos no esporte e mais de 4mil saltos.”

 

 VBM – Existe algum mito sobre saltar de paraquedas?

“Acho que o maior mito é sobre o paraquedas não abrir, isso não acontece, pois mesmo se o instrutor tiver um mal-súbito e não conseguir acionar nenhum dos paraquedas, todo equipamento possui um dispositivo eletrônico de emergência de acionamento do paraquedas reserva, e o mesmo vai abrir ao atingir uma certa altitude, caso o paraquedas principal não tenha sido acionado até lá. 

Existe também o mito que o maior risco de saltar, é se viciar na sensação de queda livre! Rs”

 

VBM- Quais os benefícios de saltar de paraquedas? E o que mais as pessoas falam quando acabam de saltar?

 “Para mim o paraquedismo ajuda a aliviar o stress, esquecer os problemas e  preocupações da vida. Depois de encarar o medo, você está pronto para qualquer coisa na vida!

O paraquedismo também já me levou a conhecer muitos lugares e pessoas, criar vínculos de amizade.”

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s