;
[
]

SUA CASA MAIS QUENTINHA

AGO 09, 2018

POR Cota Arquitetura

VIVA BEM - CASA - DESTAQUE

“Investir em cores quentes em ao menos uma parede, além de dar mais vivacidade e caráter, traz calor.”

Mês passado falamos sobre soluções arquitetônicas que ajudam a minimizar a sensação de frio, ou calor excessivo, dentro dos ambientes. Vale lembrar que tais soluções devem ser estudadas e executadas por profissionais qualificados para que se possam obter bons resultados.

Hoje, vamos passar algumas dicas para que você mesmo possa realizar mudanças que deixem o seu espaço mais quente e acolhedor.

 

Dica 01: TECIDOS.

Muitas pessoas não possuem o hábito de fazer a troca dos tecidos da casa entre o inverno e o verão, porém, essa é uma solução fácil e imprescindível. No inverno, ter ao nosso alcance mantas, tapetes e cortinas de tecidos espessos e macios, ajuda a nos mantermos aquecidos e confortáveis. Aproveite que está em alta a sobreposição de tapetes, e use e abuse desta opção

Sobreposição de tapetes com diferentes estampas. Fonte: Google Images

             

Elementos como almofadas, colchas e cobertores de tecidos espessos e macios. Fonte : à esquerda, Italian Dipidy; à direita Google images

 

Dica 02: MATERIAIS.

Se você mora em uma região com baixas temperaturas no inverno, vale a pena investir em um piso de madeira nas áreas secas da sua casa, como as salas, corredores e quartos. Tal material, além de garantir um maior isolamento térmico do que os porcelanatos e mármores, é mais confortável e quente ao toque.

             

Ambientes com piso e parede em madeira. Fonte: à esquerda, Clare Cousins Architects; à direita:Google Images

 

Dica 03: DECORAÇÃO.

Por incrível que pareça, o simples fato de ter a nossa casa bem decorada, já nos traz a idéia de aconchego e calor. Um ambiente sem decoração, parece vazio e sem vida. Para quem gosta de um estilo mais minimalista, não se preocupe, bastam poucos, porém bons objetos, e você já terá um bom resultado. Já pra quem é mais ousado, itens como quadros e móveis de madeira são uma ótima opção.

Sala com elementos de cores vibrantes que transmitem sensação de aconchego. Fonte: Google Images

 

Dica 04: PAREDES.

Investir em cores quentes em ao menos uma parede, além de dar mais vivacidade e caráter, traz calor. Utilizar papel de parede também é uma solução eficaz! Este mercado cresceu muito nos últimos anos, apresentando materiais de longa duração, com diversas texturas e cores capazes de satisfazer todos os gostos.

                         

Papel de parede geométrico Fonte : Google Images        Papel de parede “estilo” granilite. Fonte : Google Images

 

Dica 05: ILUMINAÇÃO.

Por último, mas não menos importante, é se atentar à iluminação! Ideais para as salas e quartos, as lâmpadas com temperatura de cor amarela (com valores em torno de  2.800 Kelvins), inconscientemente, nos remetem ao fogo, sol e calor, e passam, então, a sensação de relaxamento e acolhimento, em especial nas noites de inverno. Atenção! Não confunda temperatura de cor com o calor liberado por alguns tipos de lâmpadas, como as já ‘falecidas’ incandescentes! Procure o seu arquiteto ou vendedor caso tenha dúvidas.

                        

Exemplo de Temperatura de cor. Fonte: Google                              Quarto com iluminação quente. Fonte: Pinterest

 

Dica Extra:

Você já pensou que pode utilizar do calor gerado pelo forno para ajudar a aquecer seu ambiente? Pois é! Para você que tem a cozinha integrada com a sala, aproveitar o inverno para assar alimentos no forno, é uma ótima solução!

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s