;
AGO 09, 2018
POR Cota Arquitetura
VIVA BEM - CASA - DESTAQUE
“Investir em cores quentes em ao menos uma parede, além de dar mais vivacidade e caráter, traz calor.”
Mês passado falamos sobre soluções arquitetônicas que ajudam a minimizar a sensação de frio, ou calor excessivo, dentro dos ambientes. Vale lembrar que tais soluções devem ser estudadas e executadas por profissionais qualificados para que se possam obter bons resultados.
Hoje, vamos passar algumas dicas para que você mesmo possa realizar mudanças que deixem o seu espaço mais quente e acolhedor.
Dica 01: TECIDOS.
Muitas pessoas não possuem o hábito de fazer a troca dos tecidos da casa entre o inverno e o verão, porém, essa é uma solução fácil e imprescindível. No inverno, ter ao nosso alcance mantas, tapetes e cortinas de tecidos espessos e macios, ajuda a nos mantermos aquecidos e confortáveis. Aproveite que está em alta a sobreposição de tapetes, e use e abuse desta opção
Dica 02: MATERIAIS.
Se você mora em uma região com baixas temperaturas no inverno, vale a pena investir em um piso de madeira nas áreas secas da sua casa, como as salas, corredores e quartos. Tal material, além de garantir um maior isolamento térmico do que os porcelanatos e mármores, é mais confortável e quente ao toque.
Dica 03: DECORAÇÃO.
Por incrível que pareça, o simples fato de ter a nossa casa bem decorada, já nos traz a idéia de aconchego e calor. Um ambiente sem decoração, parece vazio e sem vida. Para quem gosta de um estilo mais minimalista, não se preocupe, bastam poucos, porém bons objetos, e você já terá um bom resultado. Já pra quem é mais ousado, itens como quadros e móveis de madeira são uma ótima opção.
Dica 04: PAREDES.
Investir em cores quentes em ao menos uma parede, além de dar mais vivacidade e caráter, traz calor. Utilizar papel de parede também é uma solução eficaz! Este mercado cresceu muito nos últimos anos, apresentando materiais de longa duração, com diversas texturas e cores capazes de satisfazer todos os gostos.
Dica 05: ILUMINAÇÃO.
Por último, mas não menos importante, é se atentar à iluminação! Ideais para as salas e quartos, as lâmpadas com temperatura de cor amarela (com valores em torno de 2.800 Kelvins), inconscientemente, nos remetem ao fogo, sol e calor, e passam, então, a sensação de relaxamento e acolhimento, em especial nas noites de inverno. Atenção! Não confunda temperatura de cor com o calor liberado por alguns tipos de lâmpadas, como as já ‘falecidas’ incandescentes! Procure o seu arquiteto ou vendedor caso tenha dúvidas.
Dica Extra:
Você já pensou que pode utilizar do calor gerado pelo forno para ajudar a aquecer seu ambiente? Pois é! Para você que tem a cozinha integrada com a sala, aproveitar o inverno para assar alimentos no forno, é uma ótima solução!