;
[
]

A ALERGIA NOS CÃES

ABR 25, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - DESTAQUE - PET

Os sintomas e causas das alergias nos cãezinhos.

 

A Dra. Nayla Martins Glaser, médica veterinária contou ao VBM sobre as alergias e dermatites alérgicas em cães. Ela fala um pouco sobre as causas, os sintomas e qual o tratamento ideal para o seu cãozinho. Lembrando que sempre é bom levar ao veterinário quando notal algo errado.

O que é

A alergia ou dermatite alérgica, conhecida também como irritação de pele, é uma doença muito comum em cães. A alergia é uma reação do sistema imunológico do cachorro contra alguma substância. Quando o corpo do cão reconhece a substância como algo estranho, ele reage provocando uma reação alérgica. Isso varia de cão pra cão, causando uma irritação na pele, prurido (coceira) intenso, vermelhidão na pele, bolinhas vermelhas semelhantes a espinha e muitas vezes causando falha no pelo.

As causas mais comuns dessas dermatites são:

– Ingestão de alguma substância na qual o animal tenha sensibilidade como leite, farinha de trigo, alguns tipo de carne e até a algumas rações.

– Picada de pulga e carrapato, uma grande parte dos cães atendidos hoje em dia, costuma apresentar esse tipo de alergia.

– Plantas, gramas, folhas e polén

– Medicamentos, os cães também apresentam alergia a algum tipo de medicamento assim como nas pessoas.

– Produtos que usamos na limpeza da casa, como detergente, sabão em pó, cloro.

– E existe também a dermatite chamada de Atopia Canina, que é uma alergia sem uma causa determinada.

Os cães acometidos por alergias apresentam sintomas como coceira intensa, perda de pelos, lambedura excessiva no local da alergia, como por exemplo entre os dígitos, secreção e lacrimejamento nos olhos, pele com machucados, crostas e vermelhidão.

O tratamento
O primeiro passo para o tratamento é levar o animalzinho a uma consulta veterinária, onde será feito uma avaliação geral do animal para poder identificar a causa da alergia, e assim será estabelecido o melhor tratamento para cada tipo de alergia, levando em conta a espécie do cãozinho, idade e se há ou não alguma outra doença já existente.

A aplicação de shampoos especiais, a alimentação com rações específicas e deixar o cão sem contato com os elementos que causam a reação alérgica são métodos eficientes para que ele não tenha mais crises alérgicas. São usados anti-inflamatórios e antialérgicos orais para tratamento sintomático. Mas o indicado é identificar a causa da alergia para um tratamento mais duradouro e efetivo, que cause menos efeitos colaterais, por isso procure sempre um médico veterinário e se necessário um médico veterinário dermatologista.

Aqui segue algumas raças mais predispostas a reações alérgicas:

Beagles, Pastor Alemão, Poodle, Boxer, Lhas Apso, Pug, Shih Tzu, Shar Pei, Dálmata, Buldogues, Golden Retriever, Schnauzer.

Lembrando que todas as raças podem ser acometidas por alergias.

Se você perceber estes sinais, leve seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível para o tratamento adequado.

Um cão saudável e feliz depende de você e dos cuidados que você tem com ele!

 

Contato Nayla:

Celular: 11 95282-5437

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s