;
[
]

A AMIZADE

JUL 20, 2020

POR Caroline Secchis

VIVA BEM - Destaques Home - Carrossel - MENTE

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.” (Carlos Drummond de Andrade)

 

Alguma vez já se sentiu sozinho rodeado de muitas pessoas? Nós somos seres sociáveis, ou seja, convivemos em sociedade, mas nós selecionamos os nossos núcleos conforme nossa identificação.

Nossa primeira rede social se forma no contexto familiar, quando somos bebês, nossa relação com a figura materna e paterna se inicia com a simples satisfação de nossas necessidades básicas, onde tudo é um só e, com o passar do tempo, se inicia o processo de diferenciação de si e dos outros.

Na adolescência revivemos essa simbiose em algumas amizades. Quem nunca se vestiu, andou ou falou igual sua “Best”? Aproximando-se de quem mais se parece em ideias, gostos e valores. Se torna comum nessa fase fundir várias personalidades para se tornar um “bando”, andar juntas em festas, bares e baladas são nesses lugares que vemos quando o bando se dispersa… Umas querem só dançar, outras paquerar e outras vão para exibir o novo modelito. Mas estão juntas sempre porque ainda nessa fase não há tanta exigência e nem conhecimento de si própria.

A fase adulta para nós mulheres é uma libertação! Ficamos onde nos agrega, cada passo é uma evolução, aquela amiga de anos que se casou, teve filhos e frequenta os Chás das 5 de repente não está mais tão próxima, o que é bem compreensível, pois se você não tem bagagem para saber o que é uma noite em claro sem ser festa, com certeza você não a entenderá. Mas claro que não precisa ser um afastamento, fica mais como uma fase de seleção natural. Nós mulheres temos conceitos mais subjetivos e profundos sobre a amizade. Mas, e os homens?

Basicamente, os homens seguem poucas leis de condutas, e não se espantem, eles as cumprem! Mas é claro que tem o amigo “talarico” de olho na ex do amigo, a diferença é que eles se importam com outros tipos de laços, se esta parceira não provém mais a experiência que busco, então tudo bem para o próximo, pelo menos eu o conheço, e a errada será a mulher… A sociedade, a evolução, as criações, são tantos fatores que deixam mais claros e objetivos os laços de amizade no mundo masculino, que olhando de longe até parece fácil. Eu conheço e já vivi amizades femininas com toques masculinos e vi o contrário também. Quando se trata de seres humanos, nem tudo é previsível…

Mas independente dos níveis e escolhas pessoais, é muito bom e reconfortante ter aquele momento de troca, conversas, risadas e choros. Um amigo é um irmão que escolhemos, a bronca que temos que ouvir, o abraço sem julgamento que precisamos e também o “lugar” que escolhemos e não importa onde chegarmos, ele sempre estará lá!

Um brinde aos amigos neste dia!!

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s