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AERÓBIO NO DIA DE MUSCULAÇÃO

DEZ 03, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - DESTAQUE - ESPORTE

Sempre fica uma dúvida se o aeróbio atrapalha no dia que temos musculação para fazer. O VBM conversou com o Bruno Fisher que trabalha com consultoria online e personal. Ele nos contou um pouco sobre como isso funciona.

 

MUSCULAÇÃO E AERÓBIOS: Tem como conciliar?

Segundo Bruno Fischer:

 

Essa ainda é uma dúvida para muitos praticantes de musculação, sendo que o maior medo é que os exercícios aeróbios possam interferir negativamente nos ganhos de força e massa muscular. Para responder a essa pergunta pesquisadores americanos conduziram uma meta-análise e publicaram em 2012 no Journal of Strength and Conditioning Research, periódico mais importante do mundo na área de treinamento de força. Abaixo transcrevo os principais achados desse magnífico estudo que teve o objetivo de verificar se o treino concorrente -TC (nome dado à musculação + aeróbio) traz alguma influência negativa quando comparado com a musculação isolada ou aeróbio isolado.

Em membros superiores (MMSS) não há diferença significativa nos ganhos de força e hipertrofia entre o TC e o treino de musculação;

Em membros inferiores (MMII) há diferença. O TC interfere negativamente nos ganhos de força e hipertrofia quando realizado corrida, mas não com ciclismo;

O TC é mais eficaz para queima de gordura do que a musculação ou o treino aeróbio isolados. Além disso foi observado que treinos aeróbios intensos ou muito intensos trazem os melhores resultados, além de não interferirem nos ganhos de força e hipertrofia;

A corrida tem uma influência mais negativa do que o ciclismo para ganhos de força e hipertrofia. Por outro lado, apesar de não ter significância estatística, parece que correr possui uma maior TENDÊNCIA para queimar gorduras do que pedalar;

Quanto maior o volume (duração e frequência semanal) de treino aeróbio maior é a possibilidade de interferir negativamente nos ganhos de força e hipertrofia;

O TC parece comprometer os ganhos de potência muscular;

Em resumo, a inclusão de exercícios aeróbios não interfere nos ganhos de força e hipertrofia de MMSS, mas pode interferir em MMII, especialmente durante a corrida de longa duração (>20-30 min). Musculação + treinos aeróbios intensos (ex. HIIT) é o mais indicado para queima de gordura sem comprometer o ganho de massa muscular.

 

facebook: brunofischer.nutri

Instagram: @fischerbruno

Consultório: 61-33479865

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