;
[
]

BOISERIE

SET 10, 2018

POR Cota Arquitetura

VIVA BEM - CASA - DESTAQUE

O que é Boiserie?

Boiserie, um nome que talvez você nunca tenha escutado, mas que bem provavelmente já viu por aí! Chamado muitas vezes simplesmente de ‘moldura’, originalmente, essa técnica consistia em aplicar nas paredes pedaços de madeiras talhadas à mão, criando relevos geralmente retangulares.

Não confunda boiserie com lambris! São técnicas distintas, provenientes de épocas e estilos distintos. De origem francesa, as boiseries tiveram seu ápice nos séculos XVII XVIII, em um estilo rococó, cheio de detalhes, ondas e bordas arredondadas, que conferiam maior requinte e luxo para as construções da  realeza.

 

Fonte: Francis Hammond .
https://conexaodecor.com

Na primeira imagem acima, vemos o quarto de Maria Antonieta no Castelo de Versalhes, na França. Já na segunda imagem, uma placa crua, pronta para receber pintura.

Com o passar dos anos, a técnica foi sendo alterada e atualmente, de modo a baratear o custo e aumentar a rapidez da produção, as peças podem ser encontradas em gesso, cimento ou até mesmo em isopor rígido, o que é ótimo para quem busca soluções econômicas, rápidas e que causam uma mudança significativa ao espaço. Na imagem abaixo, à esquerda, temos o exemplo de uma moldura feita em madeira com encaixe em 45° para garantir um melhor acabamento.

Geralmente pintadas na mesma cor das paredes  para garantir a sobriedade e com traços neoclássicos, as boiseries foram bastante utilizadas na arquitetura brasileira nos anos 90. O seu uso para decorar portas e armários também se tornou muito usual.

 

Fontes: Luis Gomes/Minha Casa Abril.
https://www.decorfacil.com/boiserie/

Adaptando-se aos estilos de cada época, atualmente as boiseries são usadas de uma maneira bem contemporânea, com formas retas, simples e limpas.

 

Fonte: https://www.decorfacil.com/boiserie

Quando combinada com uma pintura mais ousada, ela ganha força e se transforma na protagonista do projeto, assim conseguimos ótimos resultados, capazes de transformar completamente o ambiente. Além de ser um técnica barata, charmosa e fácil de ser executada (dependendo do nível de detalhe escolhido).

 

Fonte: https://www.decorfacil.com/boiserie

Nos exemplos acima, apesar das boiseries mais rebuscadas, os ambientes ficaram super contemporâneos e elegantes através da pintura e decoração utilizadas. Já nas imagens abaixo, a pintura diferenciada, cortando as boiseries em diferentes posições, trazem o estilo e singularidade ao ambiente.

 

 

Fonte: https://www.decorfacil.com/boiserie

Tanto a própria moldura, quanto a técnica de pintá-la em diferentes alturas, são capazes de alterar a sensação do ambiente em que ela se encontra. Como por exemplo, a impressão de alterar a altura do pé direito, deixando o espaço mais baixo ou alto. Fique atento caso o seu espaço seja pequeno ou o pé direito muito baixo! Se utilizada de maneira incorreta, o resultado pode ser o inverso do esperado. Consulte um arquiteto para que seja feito o correto dimensionamento e distribuição das boiseries.

Mês que vem falaremos sobre os lambris, outra técnica bastante utilizada e econômica para a decoração.

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s