;
[
]

CHEGOU O FRIO

JUL 11, 2018

POR Cota Arquitetura

VIVA BEM - CASA - DESTAQUE

“…é importante o investimento em um bom arquiteto ou engenheiro, que proporcione um estudo completo da região onde o projeto será inserido.”

 

Chegou o frio!!!

E com ele, as baixas temperaturas e a busca por tornar o ambiente mais quentinho e aconchegante. Por morarmos em um país tropical, onde a maioria das regiões possuem meses quentes ou de temperatura amena, não costumamos nos preocupar muito com o conforto térmico dos ambientes de uma residência.

Nos damos conta da importância de uma boa vedação de janelas e elementos construtivos com bom isolamento térmico apenas quando o aquecimento ou o resfriamento do ambiente é necessário, e quando isso acontece, normalmente recorremos ao ar condicionado para resfriar ou aquecer os espaços, aumentando consequentemente nosso consumo de energia elétrica.

 

 

Detalhe de um dos edifícios do Parque Guinle, projetado por Lúcio Costa, onde foram utilizados brises e cobogós para proteção solar. 
Fonte: https://sustentarqui.com.br/dicas/o-uso-do-cobogo-na-arquitetura-bioclimatica/

 

Para evitar esses problemas e garantir uma residência que atenda as necessidades térmicas de seus usuários durante o ano todo, são necessárias soluções complementares que possibilitem esse resultado, entre elas: a utilização de elementos como brises, cobogós e marquises, que trazem conforto através do sombreamento necessário no verão; Já uma correta orientação das fachadas e aberturas para a entrada de luz solar e o utilizo de materiais como a madeira, trazem calor e aconchego para os ambientes em dias frios.

 

Estudo de elementos sombreadores                                 
Fonte: https://www.revistahabitare.com.br/arquitetura/mais-bem-estar-com-paineis-de-brise/

 

As baixas temperaturas podem trazer ainda maiores problemas aos usuários caso o projeto não tenha sido pensado da maneira correta, sem os estudos de insolação e ventilação adequados feitos através de cartas solares. Enfermidades como o mofo, causado pela alta umidade do ambiente, são capazes de danificar paredes e marcenarias, além de prejudicar a saúde dos moradores.

 

Exemplo de estudo de carta solar
Fonte: http://projeteee.mma.gov.br

 

Dessa forma, é importante o investimento em um bom arquiteto ou engenheiro, que proporcione um estudo completo da região onde o projeto será inserido. Essa análise, que precede um projeto de arquitetura, é capaz de evitar desconforto aos usuários nos picos de temperaturas altas e baixas.

 

Elementos sombreadores verticais                                                                                   
Fonte: https://casaeconstrucao.org

 

Além das soluções estruturais e arquitetônicas, existem diversas formas de aquecer o seu ambiente com revestimentos, tecidos e até mesmo decoração. Mês que vem passaremos mais dicas sobre como deixar o seu cantinho mais acolhedor neste inverno. Fiquem ligados!

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s