;
[
]

COMO É SER DO MARKETING?

MAIO 08, 2019

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - CARREIRAS - Destaques Home - Carrossel

“Se quiser estar presente nessa área, seja flexível e aprenda a lidar com mudanças.” 

 

Em homagem ao Dia do Profissional de Marketing, o VBM conversou com a Fernanda Albuquerque, Coordenadora de Marketing da empresa Track&Field. Ela tem 26 anos já passou por empresas como Morena Rosa e Cavalera. Desde 2013 nessa área da Moda ela conta para gente como é trabalhar com MKT, os maiores desafios e até dá dicas incríveis para você se tornar um diferencial.

 

VBM: Como você começou na área de Marketing?

“Comecei minha carreira em agência de publicidade, e em seguida fui me aventurar em uma agência que o foco era marketing em moda.

Um mercado que eu não conhecia mas sempre tive vontade de entrar. A partir dali, me sentia tanto parte dos projetos que entregávamos aos clientes, que percebi que não queria trabalhar com várias marcas diferentes, eu queria vestir a camisa de uma só e ser a mãe desses projetos.

Foi então que recebi a oportunidade de coordenar uma marca no Grupo Morena Rosa, que passava por uma reestruturação e um novo posicionamento. 

Em seguida aceitei o desafio de trabalhar no marketing da Cavalera com grandes eventos (como um dos desfiles para 1400 pessoas), grandes ativações (como mkt de guerrilha no Lollapalooza) e um projeto de serviço lindo chamado Barbearia Cavalera.

Sobre a Track&Field? Ganhei a oportunidade de conhecer o consumidor do Brasil inteiro. É impressionante como cada estado/cidade tem um comportamento completamente diferente e é enriquecedor saber atuar em cima de todos.” 

 

VBM: Qual a maior dificuldade que você ja passou ou passa no trajeto da sua carreira?

“Imprevistos. O varejo não consegue dar a segurança que tudo vai dar certo. Pode até ser que no final sempre vai dar, mas tenha ciência que no caminho tudo pode mudar e você precisa ter jogo de cintura e agilidade para lidar com eles.  Se quiser estar presente nessa área, seja flexível e aprenda a lidar com mudanças.” 

 

VBM: O que você faz hoje dentro do Marketing da Track&Field? Qual o maior desafio dentro da marca?

“Sou responsável pela área de PDV.  Atualmente cuidamos do marketing (comunicação, fluxo, fidelização de clientes, experiência) mais de 200 lojas no Brasil.

O meu maior desafio aqui foi estruturar uma área do zero de PDV que não fosse apenas Trade Marketing e que entregasse uma consultoria de mkt ao grande numero de franqueados que temos. 

Alem disso, garantir o controle de marca padronizado, quando estamos falando de uma operação tão grande e ativa em tantas regiões diferentes.”

 

VBM: Qual o maior desafio dentro da moda?

 “Inovar, ter um propósito e estar dentro das responsabilidades sociais que o mundo vem cobrando cada vez mais.

A tendência de moda existe, mas hoje em dia o consumidor quer muito mais do que um produto e preço.”

 

VBM: Quais dicas você daria hoje para quem quer entrar nessa área?

1 – Pesquise sempre | é além de estudar muito áreas técnicas, esteja sempre ligado as mudanças de comportamento do mercado e consumidor. Esteja sempre atualizado.

2 – Tenha feeling comercial | o marketing sempre vai exigir que você pense em como vender algo, seja produto e serviço, você está lá para atrair desejo e a consequência será a venda. 

3 –  Se conecte com pessoas | Conheça e converse MUITO com outras pessoas, além de networking, a troca de conhecimento e experiencias que você tem com pessoas até mesmo de outros segmentos acabam sempre agregando para alguma estratégia que você precise traçar. Ex: acabei de voltar de uma viagem que conheci profissionais do mercado de hotelaria, eles me deram milhões de insights de como cuidam do hospede – que poderia ser um diferencial de como cuido do cliente na loja.

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s