;
[
]

10/07 – DIA DA PIZZA

JUL 10, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - ANOTA AÍ - DESTAQUE

Embora ela seja criação dos europeus, o Brasil é um dos lugares onde mais se consome a Pizza.

Como surgiu?

Em 1985 foi instituído o Dia da Pizza. Tudo isso por conta do secretário de Turismo Caio Luís de Carvalho que realizou um concurso estadual elegendo as 10 melhores pizzas de mussarela e margherita. No dia 10 de julho o concurso foi encerrado e ele decidiu colocar como data oficial de comemoração no Brasil.

Qual sua origem?

A origem da pizza é italiana embora alguns historiadores acreditam que a origem dela seja egípcia por eles serem os pioneiros em misturar farinha e água porém em formato diferente.

No século XVI quando os tomates foram introduzidos na culinária europeia surgiu o formato da pizza que comemos hoje. Ela era considerada o alimentos dos pobres do sul da Itália por ser preparada somente com ingredientes baratos.

Como chegou no Brasil?

No século 19  ela chegou no nosso país, em São Paulo que foi o primeiro  lugar no Brasil a ter essa maravilha por conta dos imigrantes italianos. No século 20 ela foi sofrendo modificações e ganhando mais sabores.

Um dos primeiros pizzaiolos foi um napolitano chamado Carmino Corvino onde abriu sua primeira pizzaria chamada Dom Carmenielo no bairro do Brás em São Paulo. Em 1924 foi inaugurada a pizzaria Castelões que funciona até hoje.

Embora ela seja criação dos europeus, o Brasil é um dos lugares onde mais se consome a Pizza.

 

Hoje o VBM indica dois lugares deliciosos para comemorar o dia de hoje comendo essa invenção maravilhosa.

 

Picco – Pinheiros 

Seguindo a tradição de Nápoles – sempre com um toque caseiro e original nas receitas – as redondas de trinta centímetros de diâmetro servidas no ‘Picco’ são preparadas com massa de farinha de trigo italiana tipo 00, de lenta fermentação. Os molhos são feitos com tomate pelatti San Marzano e os queijos mozzarella e caccio cavalo são fornecidos pela ‘Queijos Roni’, especialista no ramo desde 1889. Já a mozzarella de búfala, destaque da pizza ‘Brisa’ – preparada com molho pesto – é fornecida pela conceituada ‘La Bufalina’.

Entre outras das treze opções de sabores oferecidas no ‘Picco’ estão a  que leva o nome da casa – preparada com calabresa levemente apimentada, queijo tipo caccio cavalo e manjericão – e a ‘Verde e Nero’, que leva mozzarella, escarola refogada e pancetta. Há ainda uma opção de pizza branca, sem molho de tomates: a ‘Bella’, feita com alcachofra, berinjela, abobrinha, tomate cereja, manjericão, parmesão ralado, queijo Tropeiro e presunto Parma.

Endereço: Rua Lisboa 294 – Pinheiros

 

 

Mamaggiore Pizza e Bar – Vila Leopoldina 

O Mamaggiore Pizza Bar é a mais nova Pizzaria na Vila Leopoldina em São Paulo.

Com a proposta de resgatar o prazer em comer bem. O Mamaggiore cuidou de cada detalhe para te proporcionar o melhor ambiente, digno das vilas italianas, quadros pintados pela mamma, iluminação aconchegante, móveis confortáveis, louças e guarnições impecáveis, serviço atento e cuidadoso.

Endereço: Rua Nanuque, 243 – Vila Leopoldina

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s