;
[
]

DIA DO VIRA LATA

JUL 31, 2018

POR Nayla Glaser

VIVA BEM - DESTAQUE - PET

Na grande maioria das vezes, os cachorros vira-lata também destacam um grande nível de inteligência; não sendo uma tarefa difícil ensinar truques, regras e limites para esses animais tão queridos e brincalhões.

 

Vamos falar sobre uma “raça” que temos em maioria hoje em dia. O famoso VIRA-LATA ou também conhecidos como mestiço ou sem raça definida, são todos os cães ou gatos que não tem uma única raça em sua genética.

 

ORIGEM

E por que do nome Vira-Lata? Como a maioria deles nascem e vivem na rua, uma das formas de conseguirem comida era virando as latas de lixo pela rua em busca de algo para comer, e como são uma mistura de raças, apelidaram todos os animais de rua sem uma raça especifica de Vira-Lata. E até hoje ainda vemos muitíssimos cães e gatos pela rua, abandonados, sem cuidados e sem um lar, se virando sozinhos pela rua.

O cão ou gato vira-lata, é amado por muitos e, ainda assim, segue como um dos animais que mais sofre com o abandono no Brasil nos dias de hoje. Defendido pelos amantes dos animais, ele ganham boa parte da popularidade, justamente em função da sua natureza desconhecida, que faz com que seja único para quem em um dentro de casa.

Mas não é por ser um animal sem uma raça específica, que são obrigatoriamente mais resistentes que os demais. É fundamental para quem pensa em levar um vira-lata para casa, já que, em muitos casos, pelo simples fato de ser um animal de raça mista, as pessoas deixam de vacinar o animal e de ter os cuidados que teriam com um cão ou gato de raça específica por crer que o animal é mais resistente. Portanto mesmo que seu animalzinho não seja de raça definida, é muito importante leva-lo regularmente ao veterinário, além de vacinar e castrar o animal.

Essa é a Maya que foi achada na Rua 25 de março, pela Mariana Nabas.

 

COMPORTAMENTO

Originados a partir da mistura de duas (ou mais) raças, os cachorros vira-lata não apresentam um comportamento padronizado , já que boa parte das características que definem a personalidade de um cachorro ou gato é proveniente de mais de uma fonte. Nos casos em que a mistura é feita a partir de um comportamento calmo e tranqüilo, há mais chances de que o animal sem raça definida nasça com o mesmo tipo de temperamento herdado de seus pais.

No entanto, há muitos casos em que a personalidade e o comportamento dos animais que deram origem ao vira-lata são diferentes e conflitantes e, nesse tipo de situação, fica ainda mais difícil prever qual será o temperamento “natural” do cão – já que ele pode ter influências de genes carinhosos, dóceis  e de guarda ao mesmo tempo. Apesar disso, a maioria dos cães vira-lata costuma ser bem dócies, inteligentes, carinhosos e cheios de carinho com seus tutores.

Essa é a Madalena adotada pela Mariana  Viana 

 

ASPECTOS

Os aspecto dos vira-latas também não pode ser definido de uma forma geral, já que todas as suas características são definidas a partir de uma série de influências provenientes das raças que lhe deram origem.

Mas em geral, são sempre um porte médio, tendo destaque em sua pelagem pelas cores neutras.

Em função disso, os cachorros vira-lata podem ser muito diferentes e destacar aspectos extremamente interessantes, tendo em vista que o tipo de aparência que pode se formar em função da mistura de raças diversas é impossível de se atingir em cães e gatos de raças definidas. Esse fato e, inclusive, um dos que mais ajuda a definir o tipo de aspecto que pode ter um vira-lata, ou seja, são únicos em suas cores, formatos, manchas e pelagem, cada um com seu toque especial.

Uma das maiores vantagens dos cães e gatos sem raça definida é capacidade de adaptação que eles tem aos mais variados tipos de ambiente e tipo de convivência, sendo que, quanto maior for a mistura de raças que origina um filhote, maior será o potencial dessa cria de se acostumar com situações de convívio diferentes.

Na grande maioria das vezes, os cachorros vira-lata também destacam um grande nível de inteligência; não sendo uma tarefa difícil ensinar truques, regras e limites para esses animais tão queridos e brincalhões

Esse é o Branquinho que o Luccas  achou em frente a porta do vizinho. 

 

Para você que deseja ter um amigo peludo vou te dar umas dicas:

Como existe milhões de animais abandonados, porque não adotar um cãozinho ou gatinho de um desses abrigos. A companhia de um cão ou gato sem raça é tão agradável quanto a dos de raça, não existe diferença quanto a quantidade de carinho que eles podem dar. Ambos podem chegar a ser uma excelente companhia para seus tutores.

Então se você pensa em ter cãozinho ou gatinho e proporcionar para eles uma vida boa, vou deixar aqui embaixo alguns lugares que você encontrará vários precisando de muito amor e pode ter certeza que você receberá amor em dobro e muita alegria.

Até porque não importa a raça, todos eles têm um amor e uma gratidão sem explicação!

 

LUGARES ONDE EU POSSO ENCONTRAR MEU AMIGO VIRA-LATA

Club dos vira-latas

Luiza Mell

Cão sem dono

Associação de Amparo dos Animais

O Hospital Dr.Hato que fica em Santo André promovem sempre feirinhas de adoção de cães e gatos, em sua maioria filhotes.

 

Quando você adota um cão ou gato estará dando um lar, segurança, atenção e carinho aos que nem sempre tiveram uma vida muito fácil.

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s