;
[
]

DICAS SOBRE VINHO

AGO 16, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - ANOTA AÍ - DESTAQUE

A partir de hoje o VBM terá dicas para os consumidores de vinho. Quem escreverá os conteúdos é nosso parceiro Dario Taibo. 

Proprietário de três restaurantes espanhóis Maripili, Museo Veronica e Carmen La Loca, todos na cidade de São Paulo,  Dario, filho de espanhóis e morador de Madrid por anos, preza nos menus e na ambientação de suas casas a fidelidade às tascas espanholas, sem abrir concessões ou  abrasileirar receitas.

É especialista em vinhos, principalmente os espanhóis. Já escreveu artigos para as revistas Cava Privada – Uruguai; Sobremesa – Espanha; El Club del Vino – Argentina; Go Where Gastronomia e Claudia Cozinha.

Estudioso e consumidor de vinhos, hábito adquirido no convívio familiar e durante os anos em que morou na Espanha, se tornou referência no assunto junto às pessoas de sua convivência. A seleção feita por Taibo agradava aos amigos, que espalharam a outros a facilidade e a qualidade oferecida. Quando alcançou o número de dez pessoas que mensalmente lhe solicitavam vinhos, decidiu organizar o serviço, devido à dificuldade de controlar os pagamentos e entregas. Assim, fundou a Sociedade da Mesa em maio de 2002.

Na nossa primeira dica o tema é:

Segundo Dario:

Garrafa Aberta Estraga o Vinho?

Muita gente gostaria de saber se o vinho aberto “estraga”, quanto tempo demora para estragar e como evitar que estrague.
Pois bem, quanto ao primeiro questionamento, respondo que estraga sim. Em contato com o oxigênio, o vinho oxida e o sabor altera-se.
Quanto ao tempo, pode-se dizer que alguns vinhos já têm seu sabor sensivelmente alterado se ficarem abertos de um dia para o outro, alguns resistem vários dias.
Já a forma mais eficaz de evitar-se a oxidação é: uma vez aberta a garrafa, beba todo o vinho!
Infelizmente, nem sempre temos tempo, disposição, companhia ou circunstância favorável para beber uma garrafa inteira de vinho, então, precisamos guarda-la aberta. Para esses casos, existe no mercado um acessório simples, que consiste em uma bombinha para retirar o ar da garrafa e, assim, evitar ou retardar a oxidação.

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s