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HIT OU TREINO CONTÍNUO?

JUL 22, 2019

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - Destaques Home - Carrossel - ESPORTE

Sempre ouvimos que HIIT funciona bem mais que treino contínuo. Por isso hoje o VBM chamou o professor Gabriel Rodrigues para contar o que realmente funciona. Um treino contínuo ou um treino de intensidade com menos tempo?

 

HIIT X Continuo: Qual melhor método?

Olá,

Sou Gabriel Rodrigues profissional de Educação Física especialista em treinamento funcional. Hoje quero trocar uma ideia com vocês sobre trabalhos cardiovasculares. Mas primeiro vamos definir o que são estes trabalhos. Ao meu ver, é todo exercício que tem como predominância a via metabólica oxidativa, ou seja, que usa oxigênio no processo de geração de energia. Exercícios como corridas, pedaladas, lutas, caminhadas, remar etc., todos que têm características cíclicas.

Para que servem exercícios com esses exercícios?

Como o próprio nome diz, exercícios cardio são principalmente utilizados para desenvolver e trabalhar o sistema cardiovascular. É muito comum pessoas ligarem estes exercícios ao emagrecimento. Isso porque sua ênfase na via oxidativa favorece utilizar gorduras como fonte de energia. Porém, é importante lembrar que esse tipo de exercício é sim uma grande arma para emagrecimento. No entanto, não é o único caminho. Um programa de emagrecimento envolve outras variáveis para ter sucesso absoluto.

O que é melhor? Trabalhos intervalados (HIIT) ou contínuos?

Esta pergunta é super comum e causa muitas dúvidas para praticantes que buscam emagrecimento. Na verdade, o que eles gostariam de perguntar é: qual gasta mais calorias e me faz emagrecer mais rápido?

Ah, eu gosto muito dessas dúvidas. E respondo quase sempre da mesma maneira

Minha resposta é depende!

Mas antes vamos explicar qual a característica de cada método:

Método contínuo – tem como principal característica a intensidade moderada, permitindo que o aluno/praticante realize a atividade durante mais tempo. Vamos colocar como exemplo um trabalho de corrida com duração de 20 a 30 minutos numa intensidade de 65 a 75% da frequência cardíaca máxima.

Método intervalado (Hiit) – tem como sua principal característica a alta intensidade, como próprio o nome diz High intensity interval traning. Sua duração é mais curta e tem uma intensidade maior quando comparada com o método contínuo. Um dos protocolos mais utilizados é tabata, que consiste em oito estímulos de 20 segundos com intervalos de 10s entre os estímulos, tendo uma duração total de 4 minutos. Vamos pensar na prática. O aluno vai correr durante 20 segundos com uma intensidade entre 85 a 95% da frequência máxima e realizar um intervalo de 10 segundos. Esse intervalo pode ser ativo ou passivo.

E agora qual eu uso professor? Qual vai me dar melhor resultado?

Respondo super-rápido – “depende”.  Mas calma, vou completar minha resposta.

Seguinte: todo treino deve ser prescrito respeitando o princípio da individualidade e o da especificidade. Esse é o primeiro filtro que devemos usar.

Vamos pensar que o objetivo seja o emagrecimento e meu aluno tem pouco tempo para treinar e não gosta de ficar muito tempo realizando atividades cardio. Para esse aluno o melhor método é o Intervalado (HIIT).

Agora vamos pensar na situação contrária, um aluno que tem mais tempo disponível e gosta de longos treinos cardio. Para esse a melhor estratégia é o método contínuo.

Sim, é simples assim. Tudo vai depender do aluno e da estratégia que você vai utilizar. Estudos mostram que os dois métodos têm resultados equivalentes. Autores como Leonardo Lima e Cauê La Scala, em pesquisas recentes, demonstram que as duas estratégias, quando prescritas de forma correta, favorecem o processo de emagrecimento.

Cabe agora a você e seu professor entender/decidir qual a melhor estratégia usar. Intervalado (HIIT) ou método contínuo vão te levar ao mesmo objetivo ou resultado.

Me siga nas redes sociais, conheça mais sobre meu trabalho e lembre-se: seu corpo é seu maior bem!

 

Contatos:

Prof. Esp. Gabriel Rodrigues

Insta: @grs19personal

Site: www.grs19.com.br

 

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