;
[
]

LAR COM AFETO

MAIO 09, 2018

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - CASA - DESTAQUE

Na decoração, restaurar móveis antigos cheios de lembranças e mesclar com objetos mais modernos, refletem autenticidade e espaços personalizados.

 

Uma casa e suas memórias podem ser resumidas por pequenos detalhes que muitas vezes potencializam e enraízam a nossa vontade de estar, ou querer estar, em determinado lugar. Dessa maneira, a definição singela de CASA ultrapassa barreiras e, de um modo mágico, se transforma em LAR, cheio de vida e carregado de histórias.

Essa transformação se encontra nos detalhes, e só é possível quando passamos a educar o nosso olhar, percebendo então o ambiente de outra forma. O que antes considerávamos ultrapassado e feio, passamos a enxergar de maneira mais afetuosa.

Quando buscamos um cantinho para morar, muitas vezes nos deparamos com apartamentos antigos, que rapidamente queremos descartar ao pensarmos na trabalheira que virá junto com a inevitável reforma. Porém, se tais apartamentos forem analisados com carinho e empatia, podem se tornar aconchegantes e emanar história com seus elementos construtivos. Os detalhes se tornam únicos e viram “xodós” para os novos moradores.

Vamos a algumas considerações que poderão ajudar a deixar o seu cantinho bem aconchegante, charmoso e o melhor de tudo, gastando menos.

No banheiro, por exemplo, um detalhe do piso, azulejo ou uma louça antiga, quando em bom estado de conservação, podem ser mantidos, dando um toque retrô ao ambiente e economizando na compra de novos materiais e elementos, evitando a geração de resíduos. Outra sugestão bacana, é manter e restaurar o piso de madeira, que além de deixar a casa com maior sensação de aconchego, podem ser encontradas com diversas paginações e muito bem trabalhadas, como de costume nos apartamentos mais antigos. Na sala ou cozinha, uma ideia que vem agradando bastante, é “descascar” uma das paredes do ambiente para que a alvenaria da construção (pilares e vigas) fiquem aparentes, deixando o espaço cheio de personalidade.

Com relação à iluminação, manter lustres antigos, que muitas vezes são relíquias da vovó, e trocar apenas as lâmpadas para uma luz mais amarelada ou âmbar, é algo simples e que gera um efeito bem agradável na ambientação.

Na decoração, restaurar móveis antigos cheios de lembranças e mesclar com objetos mais modernos, refletem autenticidade e espaços personalizados.

Acreditamos que seguindo uma linha que preze pela reutilização, restauração, simplicidade e aconchego, você poderá fazer com que qualquer cantinho do seu lar inspire história, memória e muito carinho.

Dessa forma, reuse o afeto!

Referência Pinterest. Parede descascada de tijolinhos que remete cozinhas do interior paulista.

 

Referência Pinterest. Viga descascada evidenciando o concreto aparente dos anos 50.

 

Referência Pinterest. A mistura do antigo com o novo.

 

Referência Pinterest.  Morada dos sonhos, feita de telhas, piso, janelas, portas, móveis e objetos reunidos ao longo de cinco anos.

 

Foto: COTA ARQUITETURA. Louças e piso foram mantidos.

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s