;
[
]

LHASA APSO

AGO 28, 2018

POR Nayla Glaser

VIVA BEM - DESTAQUE - PET

Para você que pensa em ter um cachorrinho em casa e não quer ter um de porte grande, prefere o peludinho, que seja carinhoso, companheiro, alegre e que aprenda as regras da casa rápido, temos o artigo ideal e fofo para você!!!!

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma raça que é de se apaixonar, o LHASA APSO.

ORIGEM:

Originados da região do Himalaia Tibete, conta-se que cães como Lhasa Apso teriam tido sua primeira aparição há 4 mil anos e que começaram a ser domesticados há quase 3 mil anos, o que torna a raça Lhasa Apso umas das mais antigas do mundo.

O Lhasa Apso é uma raça oriental que veio no século XX para o ocidente e fez grande sucesso, sendo muito bem aceito pela população. Inicialmente, era chamado de Lhasa Apso Terrier, mas com o tempo o nome passou a ser somente Lhasa Apso. Esta raça contribuiu posteriormente para a criação da raça Shih Tzu e por isso há todo essa confusão entre as duas raças. Porem eles tem suas diferenças, tanto no físico quanto no temperamento.

 

 CARACTERÍSTICAS:

O Lhasa é um cão alerta,  passa o tempo observando e não se importa muito de estar sozinho. Às vezes até pode pedir atenção ao seu dono, mas na maioria das vezes lhe basta deitar perto dele e curtir uma boa soneca, e como consequência não se dão muito bem com pessoas estranhas, ele desconfia, late e demora para criar confiança.

Ele são independentes, teimosos e desconfiados, por isso é muito importante educá-los ainda quando filhotes, o ideal é socializar com outros animais e pessoas, tornando-o um cão companheiro e de fácil convivência.

A personalidade do Lhasa Apso é bem calma e ele é considerado um excelente cão de companhia para quem vive em apartamento, pois por ser um cachorro pequeno, não precisa de tanto espaço. É uma raça extremamente esperta, tanto que ocupa a 68º posição na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo.

Aprende fácil a fazer xixi e coco no local correto e podem latir para avisar que viu algo de muito diferente em casa. Como são bem independentes, conseguem ficar em casa sozinhos durante o dia enquanto o dono está trabalhando, sem causar nenhum tipo de problema.

Como o Lhasa é um cão de porte pequeno, seu tamanho não ultrapassa 27 cm nos machos, sendo as fêmeas um pouco menores. Seu peso gira em torno de 5 – 7 kgs.

Tem os pelos longos e lisos e suas cores são bastante diversificadas entre os tons de Preto, Mel, Marrom, Cinza Escuro, Dourado, Cor de areia.

 

CUIDADOS:

Como são cães de pelagem longa e lisa os cuidados são necessários, a escovação deve ser feita pelo menos a cada dois dias, como é uma raça propensa a dermatites e irritações, as escovações diárias podem ajudar a prevenir essas alterações;

Os banhos podem ser semanais ou quinzenais (dependendo da necessidade individual) com shampoos específicos para não alterar o ph da pele, e atenção redobrada, pois é necessário desfazer os nós antes de molhar. Caso contrário, ficará impossível desfazê-los.

Os olhinhos devem ser limpos diariamente com algodão molhado, pois são bem sensíveis e suscetíveis a inflamações.

A tosa do Lhasa deve ser regular, pois é importante que os pelos da cabeça não fiquem nos olhos além das tosas higiênicas que serão necessárias.

Muita atenção com os pelos das patinhas. Caso estejam grandes, podem causar escorregões, já que na maior parte do tempo o Lhasa ficará andando em pisos lisos, e esses escorregões podem acarretar alguns problemas nas articulações.

Acompanhamento veterinário regular previne o aparecimento dessas doenças, vale lembrar que a vacinação tem que ser feita á partir dos 45 dias de vida e a vermifugação a partir dos 22 dias de vida, assim você mantem seu animalzinho livre de doenças.

 

 PREÇO:

O preço do Lhasa Apso irá depender de sua descendência, a qualidade da a matriz e o padreador (pais da ninhada), avós e assim por diante.

Se a matriz ou padreador tiverem muitos prêmios nacionais ou internacionais, isso também interfere no preço.

Por exemplo, um filhote de Lhasa Apso pode ter ser preço mínimo entre R$ 800,00 à R$ 1.400,00.

O preço de um cachorro Lhasa Apso pode ser um pouco elevado, mas deve ser levada sua facilidade de adaptação a pequenos lugares.

Por todos estes motivos, o mais correto é que você procure um canil especializado neste tipo de raça caso esteja está pensando em comprar um Lhasa Apso, pois um canil de Lhasa Apso ou de cães de pequeno porte com muito mais certeza te oferecerá um cão de raça mais pura e com uma boa descendência.

Sempre que for adquirir um animalzinho em canil, pergunte sobre o manejo e cuidado com a matriz e com o pai, veja se são bem tratados e cuidados e que tenham um acompanhamento mensal de veterinário.

Vale lembrar que hoje em dia temos diversos lugares que realização doações de cães de raça. Se informe!

 

Tenho certeza que você irá amar ter um companheiro tão leal e fofo como o Lhasa Apso.

 

 

 

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s