;
[
]

MITOMANIA

ABR 01, 2019

POR FABIANA SECCHIS

VIVA BEM - MENTE - VIVA BEM

Quantos de vocês escutaram quando eram pequenos: Se mentir o nariz cresce!

Para muitos o 1ºde abril é pura diversão, porque é um dia em que você engana muito as pessoas por brincadeira. Mas a compulsividade por mentir é um transtorno chamado Mitomania, e é um pouco sobre isso que falaremos hoje.

Acredito que todo mundo já conheceu pessoas que mentem uma coisa aqui ou outra ali, mas existem pessoas que contam diversas histórias reais mas transformam na versão que ela gostaria que fosse, mudando praticamente tudo, sendo essa história grande ou pequena.

Existem casos que o mitomaníaco conta algo mentiroso para sempre tirar vantagem própria sem afetar ninguém ou momentos que ele envolve terceiros chegando a prejudica-los, até para se livrar da culpa ou responsabilidade de alguma coisa. Em algumas situações eles acreditam na própria mentira e em outras eles sabem que não estão sendo verdadeiros.

A mentira sem freio também vem em momentos  que eles se sentem inseguros, baixa auto-estima ou desconfortáveis em algumas situações. No contrário do que você pensa eles não ficam nervosos no momento que estão contando a versão fantasiosa dos fatos, eles são muito manipuladores e é por isso que na maioria das vezes as pessoas acreditam no que eles estão falando.

Exemplo 1: em uma roda de amigos o mitomaníaco é o de classe social mais baixa que dos amigos porém a classe social dele é bem alta, mas é mais baixa que das outras pessoas. Então para ele não se sentir por baixo começa a contar muitas vantagens mentirosas para ficar igual ou mais do que os outros. Essa mentira ele não prejudica ninguém, agora vamos citar outro exemplo que ele acaba prejudicando alguém.

Exemplo 2: também para tirar vantagem só que agora ele precisa envolver uma terceira pessoa para se dar bem. Nisso ele envolve irmão, primo, amigos, etc. Vamos imaginar essa pessoa mais nova dependente dos pais, onde precisa de qualquer jeito ganhar a confiança deles. Ele pega um segredo que deixa o irmão mais fraquejado quando revelado e sem o próprio saber ele abre isso para os pais para ganhar mais confiança e se mostrar mais responsável.

Existe tratamento para isso mas quem faz esse diagnóstico é Psicólogo ou Psiquiatra. É muito difícil a própria pessoa saber que está com esse transtorno, por isso amigos e familiares que detectarem isso é legal alertarem com exemplos verídicos das situações que o mitomaníaco mentiu ou está mentindo.

Resumindo contar mentira desenfreadamente é um problema que tem que ser tratado.

E você conhece ou conheceu alguém assim?

 

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s