;
[
]

O QUE É LAMBRI?

OUT 10, 2018

POR Cota Arquitetura

VIVA BEM - CASA - DESTAQUE

Como prometido, esse mês falaremos sobre Lambri (ou lambril), uma técnica que, assim como a Boiserie, é muito apreciada na arquitetura e decoração atual.

Não sabe o que é Boiserie? Então corre ler http://vivabememelhor.com.br/boiserie/

Diferentemente das boiseries, que trazem consigo um trabalho todo artesanal, requintado e que tinha como escopo adornar os espaços através dos painéis e molduras em madeira, os lambris nasceram da necessidade de aquecer as residências que antigamente eram construídas em pedras e materiais frios.

Para conseguir aumentar o isolamento térmico dos ambientes, surgiu a ideia de revestir as paredes com ripas de madeira maciça, pregadas uma ao lado da outra.

 

 Ilustração da instalação dos lambris.. Fonte: www.treiso.info

 

Atualmente, as peças são colocadas através do encaixe tipo macho e fêmea, que é quando as peças possuem um ‘sulco’ e uma ‘língua’ que se encaixam, facilitando e acelerando o tempo de instalação.  Na imagem temos uma ilustração desse tipo de encaixe.

 

Ilustração do encaixe tipo Macho e Fêmea. Fonte: www.icaroferramentas.com

 

Normalmente, os lambris revestiam apenas meia parede, de modo a baratear os custos e economizar material, porém, isso não significa que a técnica não possa ser utilizada na parede inteira, muito pelo contrário! Esta pode ser instalada não apenas nas paredes, mas também em forros e até mesmo utilizado para adornar portas.

 

Lambri em madeira rústica, instalado em meia altura. Fonte: Mono Centre Salvage & Wood Co.

 

 Lambri pintado de azul, na vertical, piso-teto. Fonte: www.icaroferramentas.com

 

Nos dias atuais, o Lambri é proposto na maior parte dos casos com um intuito estético, e por esse motivo, a indústria se prestou à colocar no mercado peças de diversos materiais, como o lambri feito em PVC, em poliuretano e também em cerâmica, que além de terem um custo inferior à madeira maciça, são antimofo e fáceis de limpar.

Lambri pintado de branco, na vertical, meia altura. Fonte: instagram Steph Draime
 
Lambri azul claro, na vertical, meia altura. Fonte: Larissa Carbone Arquitetura

 

Muito utilizada nos Estados Unidos em casas com um estilo mais rústico, os lambris foram se adaptando às novas concepções e estilos, e assim como aconteceu com as Boiseries, as peças de madeira passaram a ser pintadas em tons claros ou pastéis, caindo no gosto de muitos por conferir maior sensação de aconchego e elegância.

Com os novos modelos e colorações, o uso do lambri se tornou muito popular principalmente nos quartos infantis, em cabeceiras e lavabos.

 

 Quarto infantil com lambri verde claro, na vertical, meia altura. Fonte: instagram Steph Draime

 

         
   Cabeceira com lambri em madeira escura, na vertical, meia altura. Fonte: instagram Steph Draime

 

Outro fator que o Lambri tem em comum com a Boiserie, é que, através da pintura, posicionamento e tamanho das peças, conseguimos alterar completamente qualquer espaço, deixando-o rústico, clássico ou até mesmo super clean e elegante! Na imagem abaixo, por exemplo, a pintura dos lambris junto com o papel de parede deixaram o espaço super contemporâneo e cheio de personalidade.

 


Lavabo com lambri verde, na vertical, meia altura. Fonte: drummonds bathroom

 

 

Nós, do COTA Arquitetura, acreditamos que, tanto a Boiserie, quanto o Lambri, são ótimas opções para quem deseja repaginar algum ambiente utilizando soluções rápidas, econômicas e sem perder o charme!

Esperamos que com essas dicas vocês possam se inspirar!

Tem alguma dúvida? Comente aqui embaixo que nós respondemos!

 

Fontes usadas:

 

COMPARTILHAR:

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
SIGA O VIVER BEM MELHOR!
s