;
OUT 10, 2018
POR Cota Arquitetura
VIVA BEM - CASA - DESTAQUE
Como prometido, esse mês falaremos sobre Lambri (ou lambril), uma técnica que, assim como a Boiserie, é muito apreciada na arquitetura e decoração atual.
Não sabe o que é Boiserie? Então corre ler http://vivabememelhor.com.br/boiserie/
Diferentemente das boiseries, que trazem consigo um trabalho todo artesanal, requintado e que tinha como escopo adornar os espaços através dos painéis e molduras em madeira, os lambris nasceram da necessidade de aquecer as residências que antigamente eram construídas em pedras e materiais frios.
Para conseguir aumentar o isolamento térmico dos ambientes, surgiu a ideia de revestir as paredes com ripas de madeira maciça, pregadas uma ao lado da outra.
Atualmente, as peças são colocadas através do encaixe tipo macho e fêmea, que é quando as peças possuem um ‘sulco’ e uma ‘língua’ que se encaixam, facilitando e acelerando o tempo de instalação. Na imagem temos uma ilustração desse tipo de encaixe.
Normalmente, os lambris revestiam apenas meia parede, de modo a baratear os custos e economizar material, porém, isso não significa que a técnica não possa ser utilizada na parede inteira, muito pelo contrário! Esta pode ser instalada não apenas nas paredes, mas também em forros e até mesmo utilizado para adornar portas.
Nos dias atuais, o Lambri é proposto na maior parte dos casos com um intuito estético, e por esse motivo, a indústria se prestou à colocar no mercado peças de diversos materiais, como o lambri feito em PVC, em poliuretano e também em cerâmica, que além de terem um custo inferior à madeira maciça, são antimofo e fáceis de limpar.
Muito utilizada nos Estados Unidos em casas com um estilo mais rústico, os lambris foram se adaptando às novas concepções e estilos, e assim como aconteceu com as Boiseries, as peças de madeira passaram a ser pintadas em tons claros ou pastéis, caindo no gosto de muitos por conferir maior sensação de aconchego e elegância.
Com os novos modelos e colorações, o uso do lambri se tornou muito popular principalmente nos quartos infantis, em cabeceiras e lavabos.
Outro fator que o Lambri tem em comum com a Boiserie, é que, através da pintura, posicionamento e tamanho das peças, conseguimos alterar completamente qualquer espaço, deixando-o rústico, clássico ou até mesmo super clean e elegante! Na imagem abaixo, por exemplo, a pintura dos lambris junto com o papel de parede deixaram o espaço super contemporâneo e cheio de personalidade.
Nós, do COTA Arquitetura, acreditamos que, tanto a Boiserie, quanto o Lambri, são ótimas opções para quem deseja repaginar algum ambiente utilizando soluções rápidas, econômicas e sem perder o charme!
Esperamos que com essas dicas vocês possam se inspirar!
Tem alguma dúvida? Comente aqui embaixo que nós respondemos!
Fontes usadas:
Boa noite!! Gostaria de saber se uma divisória de lambri no meu terraço seria o ideal. Temos telhado mas mesmo assim chuva de vento as vezes molha o espaço. O lambri pode pegar respingos de chuva sem problemas ou estraga???
Ola Camila
Tudo bem?
Sugiro você perguntar diretamente para as meninas do Cota Arquitetura.
O instagram delas é: cota.arquitetura
Beijos
Fabi