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PROFISSÃO ATENDIMENTO

DEZ 05, 2018

POR CAROL FADEL

VIVA BEM - CARREIRAS - DESTAQUE

O que faz um profissional de Atendimento de Contas em uma agencia de publicidade?

Quando eu estava cursando a faculdade, ainda no primeiro semestre, tive aula com uma professora que me chamou a atenção. Ela foi o primeiro contato que tive com um profissional de atendimento de contas e me encantei pelo jeito despojado e confiante dela.

No meu terceiro ano de faculdade comecei a procurar emprego e consegui meu primeiro estágio em uma agência global, onde eu passei a atender um cliente de renome, uma marca bem estabelecida no Brasil.

Logicamente que quando comecei, mesmo com o pouco contato que tive com essa minha professora, eu não sabia nem por onde começar, e foi através de colegas de trabalhos e superiores meus que eu fui cada vez mais gostando de exercer a função de atendimento.

Por que? Porque o atendimento é o responsável por controlar e organizar todo o processo de desenvolvimento e criação de uma campanha publicitaria. Ou seja, ser atendimento é ser a pessoa que vai estar a par de tudo a todo momento. Claro que cada área tem suas responsabilidades e funções, porém, o atendimento é o único que lida e aprova todas as etapas dessa criação.

Por precisar estar em contato com todas as demais áreas (criação, planejamento, produção, mídia, etc), o atendimento precisa ter algumas características importantíssimas: ser extremamente organizado, ter jogo de cintura, ser ágil, ter soluções rápidas, saber negociar (prazos, prazos e mais prazos), e ser simpático, saber cativar e conquistar as pessoas e traze-las para perto. E isso não é apenas dentro da agencia, mas especialmente com o cliente da vez.

Mencionei o cliente porque a relação entre o atendimento e o seu cliente é de extrema importância, afinal, o atendimento é quem vai representar a marca dentro da agencia. Isso eu acho muito interessante, pois a cada cliente você acaba aprendendo um mundo novo.

No meu caso que já atendi clientes de diversas categorias, posso dizer com propriedade que muitas vezes tive sim que estudar para entender cada mercado, cada produto e cada público. Para vocês entenderem mais, uma lista de clientes que já trabalhei para:

– Itaucard, Itaú Personalite, Mattel, MasterCard, Rubaiyat, Sally Hansen, Claro.

E para que fique bem claro o papel de atendimento dentro de uma agência, vou listar abaixo as principais funções de um profissional dessa área:

– gerenciar todas as demandas do cliente

– negociar os interesses entre o cliente e a agencia

– ser a ligação entre duas empresas, representando o cliente dentro da agencia e vice versa

– saber comunicar as necessidades do cliente para todas as demais áreas da agencia através do briefing

– gerar oportunidades para o seu cliente e para a agencia (enxergar soluções)

– prospectar novos clientes

E aí, gostaram? Alguém se identifica com essa profissão?

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