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OUT 01, 2018
POR FABIANA SECCHIS
VIVA BEM - DESTAQUE - HISTÓRIAS
“É preciso estar atento aos movimentos e as mudanças constantes do mercado.”
Hoje o VBM conversou com a Jéssica Balbino, da empresa Selo de Controle. Com mais de 30 anos de existência, a empresa foi fundada pelos seus pais. Ela nos contou um pouco da trajetória da marca, quais foram as dificuldades e nos deu uma dica bacana para quem quer trabalhar com moda.
VBM – O que é a Selo? Ou quem é a Selo?
“A selo é uma marca de calçados femininos, brasileira e com produção manufaturada. É a representação da mulher forte, com opiniões e valores muito bem definidos, estilo próprio e a certeza de que a escolha não foi pré-estabelecida, foi desejada.”
VBM – Como começou a empresa, quantos anos ela está no mercado?
“Estamos no mercado há mais de 30 anos. A Sandra Melo, estilista, e seu marido Nathan Balbino, começaram fazendo bolsas, carteiras e suspensórios para algumas marcas. Mas entramos para o mercado de calçados quando um parceiro da Selo pediu que produzíssemos uma bota com perfil londrino (estilo Chelsea). Nunca tínhamos feito sapato, mas os sócios toparam o desafio. Foi aí que se apaixonaram por calçados! Desde então nunca mais paramos. Foram alguns anos fazendo parceria com marcas consagradas brasileiras até criarmos nosso DNA.”
VBM – Da onde vem a inspiração para desenhar os sapatos e bolsas?
“A inspiração vem de todos os lugares. Pode vir da mistura de cores, pode vir dos detalhes, da necessidade, da admiração por algo ou por alguém, do belo e do feio (aquilo que é belo pra mim pode não ser pra você), de tudo que é percebido e tocado. Não criamos uma linha específica de produtos pois somos uma mistura de tudo e de todos, desde algo minimalista até o excesso. Criação é liberdade e a Selo apoia essa causa.”
VBM – Qual a maior dificuldade para manter uma empresa consolidada?
“O pé no chão. O cuidado e atenção. O receio e a coragem. É preciso estar atento aos movimentos e as mudanças constantes do mercado. Não podemos ficar para trás, mas também não podemos perder a essência. Tudo é uma questão de equilíbrio. É importante correr o risco para fazer a empresa crescer, mas esse risco precisa ser bem medido e ser feito no momento certo. Com bons parceiros e uma boa construção do que você quer no futuro existe uma grande chance de dar certo. Foi assim que fizemos e até hoje fazemos na Selo.”
VBM – Qual a dica para quem quer trabalhar com moda?
“É uma pergunta difícil, pois a moda pode ser ingrata ou injusta com quem tem muito potencial. Mas nossa dica é bem parecida com a dica que demos na pergunta acima. Tenha os pés no chão, cuidado e coragem. Saiba muito bem o que pretende construir, respeite o próximo, não copie, seja original.”
Instagram: @oficialselo